box-1

A Pesquisa

Iniciativa Legatum: acesso remoto e preservação digital do patrimônio audiovisual custodiado por arquivos de instituições brasileiras e de outros países de idiomas de origem latina (2016 – 2019).
O projeto dá prosseguimento e evolução à pesquisa que investiga a relação dos conceitos de informação e consciência, memória e conhecimento, salvaguarda e acesso remoto no contexto da conversão digital de documentação arquivística audiovisual pública. Mantendo-se a problemática que conduz à reflexão sobre a salvaguarda dos originais e suas versões digitais, a organização da memória social, o acesso ao conhecimento potencial advindo de acervos audiovisuais públicos, bem como sobre os conceitos de memória no contexto da preservação aliada ao acesso remoto, nesta fase da pesquisa (a última de três fases), a pesquisa agora atuará na consolidação do principal produto criado ao longo de suas fases anteriores (especialmente na segunda fase, que se encerrou em março de 2016), o Legatum.

box-iniciativa-legatum

Iniciativa Legatum

Criamos um sítio web da Iniciativa Legatum para melhor esclarecer à comunidade científica e aos nossos parceiros sobre o que fazemos, o que somos e o que não somos.
Nesse sítio web também apresentamos mais informações sobre nossa estrutura dentro da Unidade de TI da UFBA, a Superintendência de Tecnologia e Informação (STI), que nos provê engenharia, logística e tecnologia para evoluirmos em nossa pesquisa.

box-legatum-si

Legatum – Sonus et Imago

Há muito a humanidade utiliza seus avanços e desenvolvimentos do passado para galgar novos objetivos. O legado científico e cultural da civilização humana está presente no cotidiano contemporâneo. Conhecer o passado é escrever melhor o futuro. O Repositório Legatum – Sonus et Imago deverá reunir e divulgar representações de acervos arquivísticos audiovisuais produzidos ou custodiados no âmbito público dos países que possuem como idioma oficial o português, espanhol, catalão, galego, romeno, francês e italiano.

box-ava

AVA CRIDI/UFBA

Todo trabalho desenvolvido no projeto sobre patrimônio audiovisual pela equipe CRIDI tem sido armazenado e acessado através de nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no sistema Moodle, pela UFBA. Concluída a pesquisa, todos os dados organizados no AVA serão disponibilizados para acesso irrestrito em outros sites e/ou repositórios.

box-repositorio-ufba

Repositório Institucional da UFBA

O RI tem como objetivo reunir num único local virtual o conjunto da produção científica e acadêmica da Universidade Federal da Bahia, contribuindo para ampliar a visibilidade da Instituição e dos seus pesquisadores, bem como o impacto da investigação, além da preservação da memória intelectual, seja na área das artes, das ciências ou humanidades.

box-3

Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil

A ação inicial que gerou elementos para a criação do Grupo CRIDI (13/6/2005) foi o lançamento do “Manual de Digitalização de Acervos: Textos, Mapas e Imagens Fixas” (EdUFBA, 2005).

Apoios:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Instituto de Ciência da Informação da UFBA
Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB
PIBIC - UFBA
Editora da UFBA - EDUFBA
Superintendência de Tecnologia e Informação - UFBA
Associação Brasileira de Normas Técnicas
Rede Cariniana - IBICT
Yndexa.com
Dois Altos - Marketing e Eventos

Parcerias:

Arquivo Nacional
TV UFBA - UFBA
Lab.AV (Facom/UFBA)
Fundação Oswaldo Cruz
VídeoSaúde Distribuidora - FioCruz
Acervo de Documentação Histórica Musical

Parcerias em elaboração:

Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT
Câmara dos Deputados - Coordenação de Arquivo
Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual - LUPA
Scroll Up