Sobre o encaminhamento de acordo de cooperação

Atualmente parece consolidar-se o modelo em que instituições reúnem esforços (materiais, financeiros, humanos, de pesquisa, de ensaios) com vistas a realizarem objetivos e desenvolverem propostas cooperativamente. É com esta premissa que vimos trabalhando, com relação à preservação digital de patrimônio audiovisual público. Em todo o mundo, onde se vem agindo com vistas à formação de consórcios para a preservação digital de bens culturais, tem sido bastante complexo e demorado o encaminhamento formal destas parcerias. O que começamos aqui como um Acordo de Cooperação Técnica, caracterizado pela ausência de dotação de recursos orçamentários das partes envolvidas, pode vir a tornar-se um consórcio, ou um convênio, em que as instituições participantes destinam efetivamente esforços e recursos orçamentários para a ação, de forma cooperativa, multi-institucional.

Nesse sentido, no quadro a seguir reunimos as instituições que têm colaborado com esta pesquisa, indicando a situação atual de nossos encaminhamentos para o estabelecimento de Acordos de Cooperação Técnica.

RELAÇÃO DE INSTITUIÇÕES QUE COLABORAM COM A PESQUISA E QUE POSSUEM ACERVO AUDIOVISUAL DIGITAL

Legenda:

1. Texto em vermelho = colaboradores QUE FORAM VISITADOS pessoalmente;
  2. Texto em verde = colaboradores QUE NÃO FORAM VISITADOS pessoalmente;
  3. Destaques em amarelo = ações já encaminhadas visando-se ao estabelecimento de efetivos Acordos de Cooperação Técnica.

Apoios:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq