[layerslider_vc id=”1″]

Informação Audiodescritiva e Tecnologia Audiovisual: Uma perspectiva da Ciência da Informação (2015 a 2017)

Autora da pesquisa (dissertação de mestrado em Ciência da Informação – PPGCI-UFBA): Tamires Neves Conceição

Link para o Lattes: lattes.cnpq.br/5040246562680622

Orientador: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva

Link para o Lattes: lattes.cnpq.br/6376683794840711

Resumo

A pesquisa inicialmente desenvolvida em nível de mestrado (2015-2017) realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, teve como objetivo expor a relevância do diálogo entre a área da Ciência da Informação e da Audiodescrição, no que se refere as ações de preservação e as políticas de salvaguarda dos conteúdos audiodescritos.

Ficou clara a relevância do necessário diálogo entre os profissionais da Ciência da Informação com os pesquisadores e profissionais da temática da audiodescrição para a efetiva construção histórica da informação audiodescritiva no Brasil. O conceito de informação audiodescritiva foi elaborado especialmente pensando-se no contexto do universo digital, sendo um tipo de conteúdo informacional, um tipo de representação, que se constitui no processo da informação, produzida especificamente para pessoas com deficiência visual, disléxicos e idosos. A informação audiodescritiva, portanto faz parte do procedimento de audiodescrição, que por sua vez é uma tecnologia assistiva. A audiodescrição é a transposição de signos visuais em signos verbais, que visa promover a inclusão social, a acessibilidade social e o empoderamento das pessoas com deficiência visual, tornando-os cidadãos inclusos no contexto social.

Na pesquisa analisamos grupos e núcleos de pesquisa das Universidades Federais da Bahia, de Pernambuco, de Minas Gerais (único grupo/núcleo analisado parcialmente, devido a circunstâncias administrativas do núcleo, que precisou retirar-se do grupo de colaboradores da pesquisa antes de sua conclusão, não participando como respondente dos referidos questionários) e a Estadual do Ceará, relacionando o papel da Ciência da Informação com o desenvolvimento da informação audiodescritiva no país. O objetivo da pesquisa foi compreender como as teorias, técnicas e práticas da Ciência da Informação podem atuar no processo das ações de preservação e das políticas de salvaguarda dos materiais audiodescritos, pelos grupos e núcleos de pesquisa, contribuindo assim para a preservação da memória das audiodescrições no país.

O método de abordagem adotado foi o dialético materialista, numa pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e quantitativa, desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico. Como técnica de coleta de dados foram aplicados questionários online, por meio de uma amostragem não-aleatória por julgamento, visando à adoção de procedimentos estatístico e comparativo. Entendemos que a adoção desta abordagem metodológica permitirá construir reflexões e análises sobre a informação, seus conceitos, fundamentos e conteúdos que são importantes para promover a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência visual, por meio da informação audiodescritiva.

A pesquisa revelou que através da contribuição da Ciência da Informação, por meio de novos métodos e técnicas de preservação digital e com ações e reflexões sobre políticas de salvaguarda dos materiais audiodescritos é possível criar um novo cenário para preservação da memória das audiodescrições.

O Repositório Legatum – Sonus et Imago será adotado empiricamente como proposta de solução, na continuidade da pesquisa, agora no nível do doutoramento (2017-2020), no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Nesse âmbito, a pesquisa continuará adotando o método de abordagem dialético materialista, numa pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa.

Dados da Pesquisa (2015-2017) coletados com membros de grupos de pesquisa

Dissertação de Mestrado: Tamires Neves Conceição - PPGCI/UFBA 2017-1