Desafios e alternativas digitais para a salvaguarda e difusão do patrimônio público documental arquivístico audiovisual (2013-2016)

Coordenador da pesquisa: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva
Link para o Lattes: lattes.cnpq.br/6376683794840711

Resumo

A pesquisa investigará a relação dos conceitos de informação e consciência, memória e conhecimento, salvaguarda e acesso remoto no contexto da conversão digital de documentação arquivística audiovisual pública. A problemática conduzirá à reflexão sobre a salvaguarda dos originais e suas versões digitais, a organização da memória social, o acesso ao conhecimento potencial advindo de acervos audiovisuais públicos, bem como sobre os conceitos de memória no contexto da preservação aliada ao acesso remoto. Aspectos técnicos serão contemplados na pesquisa, com relação aos requisitos mínimos necessários à preservação dos acervos audiovisuais em meio digital, em rolos, em vhs, em betacam, entre outros formatos requisitos. Também com relação a instrumentos de catalogação e gerenciamento de arquivos, e sobre as melhorias para o acesso remoto às versões digitais dos documentos. Baseados metodologicamente em princípios dialéticos materialistas, entendemos que a conversão digital de arquivos audiovisuais associados à história do país, constituintes do acervo arquivístico público, resulta em conteúdos informacionais que contribuem significativamente para a construção e a preservação da memória social e da documentação audiovisual histórica, além de constituir, via acesso remoto, elementos importantes para a promoção da ampliação da consciência dos indivíduos e, por conseguinte, da consciência coletiva sócio-histórica. Nesse sentido, iremos formular abordagens teóricas e conceituais e procedimentos técnicos orientados à salvaguarda de documentação audiovisual, à conversão digital, à preservação destas versões digitais e ao acesso remoto a documentos permanentes, visando ao desenvolvimento de um modelo de preservação para acervos arquivísticos audiovisuais públicos . Como resultados esperados, investiremos na publicação de comunicações escritas/orais em eventos científico/extensionistas e de artigos científicos em periódicos nacional e internacional; um livro sobre a temática da salvaguarda de patrimônio documental audiovisual; em memórias, referências, ações e produtos da pesquisa depositados no Repositório Institucional da UFBA; na atualização de estudantes de graduação e no aprimoramento técnico-científico de pesquisadores no campo da preservação de documentação audiovisual.

Apoios:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq