banner-noticias-manual-legatum-V2-2-1240-400
banner-recomendacoes-covid19
banner-patrimonio-em-risco
slide-ft1

Pesquisa, desenvolvimento e inovação em cultura, representação e informação digitais

INICIATIVA LEGATUM

ACESSE DAQUI O SITE DA INICIATIVA

slide-ft2

Sonus et Imago

Um produto de pesquisa do Grupo CRIDI

Repositório digital confiável para o acesso ao patrimônio audiovisual

ACESSE DAQUI O REPOSITÓRIO

Eventos realizados

2018: IV SECRIDI – IV Seminário CRIDI de pesquisa

MESA DE ABERTURA:
Profa. Dra. Tatiana Bittencourt Dumêt, EPUFBA, Diretora
Profa. Dra. Hildenise Ferreira Novo, UFBA-ICI, Diretora
Profa. Dra. Isabel Sousa, UFBA-ICI-PPGCI, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Profa. Dra. Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT-COEPE, Coordenadora de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação

CONFERÊNCIA:
Repositório Legatum: Um experimento cooperativo de acesso remoto e preservação digital de acervos audiovisuais
PALESTRANTE:
Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA-ICI).
Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT/COEPE.

Acesse aqui a Programação completa.

card-secridi-2018

2018: Colóquio de Pós-Doutorado – Realização IBICT em parceria com o Grupo CRIDI

MESA DE ABERTURA:
Cecília Leite, diretora do IBICT
Ricardo Pimenta, IBICT

PALESTRA:

PALESTRA:
Legatum: um experimento cooperativo de acesso remoto e preservação digital de acervos audiovisuais (continuação)

MESA 1:
Humanidades digitais e a salvaguarda digital audiovisual
PALESTRANTE:
Joaquim Marçal Ferreira de Andrade, pesquisador da Biblioteca Nacional; curador da Brasiliana Fotográfica, pela Fundação Biblioteca Nacional; professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; professor da Universidade Cândido Mendes.
COORDENAÇÃO:
Adriana Cox Hollós, coordenadora-geral de Processamento Técnico e Preservação do Acervo do Arquivo Nacional; professora do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins.
DEBATEDOR 1:
Ricardo Pimenta, pesquisador do IBICT; professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação (convênio (PPGCI-IBICT/UFRJ-ECO).
DEBATEDOR 2:
Aquiles Ratti Alencar Brayner, curador digital da British Library; bolsista do Programa Pesquisador em Residência da Fundação Biblioteca Nacional.

MESA 2:
O patrimônio audiovisual público nos cenários emergentes da preservação digital de acervos de imagem em movimento e da salvaguarda de dados de pesquisa
PALESTRANTE:
Rafael de Luna Freire, chefe do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense; professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual, ambos da UFF; coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual – LUPA-UFF.
Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, UFBA-ICI
DEBATEDOR 1:
Jair Martins de Miranda, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, coordenador do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais – LABOGAD; presidente do Centro de Referência e Informação em Artes, Entretenimento e Cultura Brasileira – CRIAR.
DEBATEDOR 2:

Luis Fernando Sayão, pesquisador do Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear; professor do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; professor do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa.

ENCERRAMENTO:
Cecília Leite, diretora do IBICT
Rosali Fernandez de Souza, IBICT-PPGCI

2018: Website do Colóquio de Pós-Doutorado – Realização IBICT em parceria com o Grupo CRIDI.

evento-pos-doc-ibict

2017: Palestra CRIDI: Lançamentos de sítio web e resultado parcial Fase 3 de 3 do Projeto de pesquisa em execução.

palestra-cridi

2016: Simpósio Dilemas Digitais Audiovisuais

simposio-ddav

2015: III SECRIDI – Semana CRIDI de Pesquisa e Extensão em Cultura, Representação e informação Digitais

secridi3

2014: I Simpósio ICIA58 – Arquivos de Som e Imagem em Movimento

simpicia581

2014: II SECRIDI – Seminário CRIDI de Pesquisa

secridi2

2014: II SECRIDI – Seminário CRIDI de Pesquisa  Apresentação por teleconferência de Ricardo Sodré Andrade, a partir da cidade do Porto, Portugal.

Palestra “Elementos de uma investigação acerca das instituições arquivísticas públicas lusófonas e o uso dos media participativos”, de Ricardo Sodré Andrade, no II SECRIDI – Seminário de Pesquisa do CRIDI/ICI/UFBA.

Apoios:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq