A conversão digital de documentos especiais de acervos públicos e a consciência informacional. Aspectos técnicos e teóricos no âmbito da Ciência da Informação (2005-2007)

Coordenador da pesquisa: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva
Link para o Lattes: lattes.cnpq.br/6376683794840711

Resumo do Projeto

O projeto caracteriza-se por dupla vertente: abordagem sócio-técnica-aplicada e investigação teórico-epistemológica. A primeira, associada à formulação de abordagens adequadas à conversão digital de coleções especiais constituintes do acervo público soteropolitano, detém-se especificamente nos procedimentos orientados à preservação digital e acesso via internet, prevendo levantamento e coleta de dados que permitam o reconhecimento de coleções e usuários. A perspectiva teórica assume a compreensão acerca do processo informacional pela ótica de uma teoria da consciência, a partir do pensamento de Marx, caracterizando-se pela investigação das correlações entre informação, tecnologias de acesso remoto e consciência, tomando por base princípios teórico-metodológicos dialéticos. Este enfoque fundamenta-se no entendimento da Informação como processo orientado ao desenvolvimento da consciência acerca das possibilidades de conhecimento e de ação num determinado contexto social. Serão adotados procedimentos do método comparativo e da pesquisa de ação, juntamente com técnicas específicas de coleta de dados (documentação indireta, direta e observação extensiva). Como resultados esperados – além do aprofundamento de uma teoria da informação cujo desenvolvimento já vem sendo realizado nos últimos quatro anos, trazendo respostas aos seus pontos obscuros, descobrindo novas soluções mais diretamente associadas à especificidade da investigação – serão identificadas instituições e esclarecidos contextos de produção e recepção atuais e almejados da digitalização de som e imagem em movimento e demandas de consulentes; serão reunidos elementos para o conhecimento e análise das diferentes direções na pesquisa de conversão digital e para a escolha da opção mais adequada a projetos de trabalho dessa natureza; haverá absorção das reflexões desenvolvidas e dos resultados alcançados no âmbito do currículo programático da pós-graduação e da graduação no ICI; serão publicados resultados parciais, relatos e artigos em periódicos e anais de eventos.

Apoios:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq