Iniciativa Legatum: acesso remoto e preservação digital do patrimônio audiovisual custodiado por arquivos de instituições brasileiras e de outros países de idiomas de origem latina (2016 a 2019)

Coordenador da pesquisa: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva
Link para o Lattes: lattes.cnpq.br/6376683794840711

Sobre a Pesquisa

Este projeto foi realizado visando-se à continuidade de pesquisa que investigou a relação dos conceitos de informação e consciência, memória e conhecimento, salvaguarda e acesso remoto no contexto da conversão digital de documentação arquivística audiovisual pública. Mantendo-se a problemática original de fases anteriores da pesquisa, procurou-se agir de forma a consolidar seu principal produto, o Repositório Legatum – Sonus et Imago (RL-SI). Trata-se de um modelo de repositório destinado ao acesso remoto e à preservação de versões digitais de itens constituintes de acervos audiovisuais públicos de instituições brasileiras e de outros países de idiomas de origem latina. A iniciativa constituiu-se em uma série de ações coordenadas ao redor de um repositório aberto, multi-idiomas e colaborativo, a partir de uma plataforma digital compatível com normas arquivísticas internacionais. Baseados metodologicamente em princípios dialéticos materialistas, entendemos que documentos audiovisuais, custodiados por instituições públicas, associados à história das nações, das sociedades, da humanidade, reúnem conteúdos informacionais que contribuem significativamente para a construção da memória social, além de constituírem, via acesso remoto, elementos importantes para a promoção da ampliação da consciência dos indivíduos e, por conseguinte, da consciência coletiva sócio-histórica. Além da disponibilização online de todos os dados coletados na pesquisa e da criação do RL-SI, também já acessível online, investiu-se amplamente na publicação de artigos, de capítulos de livros e de comunicações escritas/orais em diferentes eventos científico/extensionistas, no Brasil e no exterior, além de traduções de artigos e de tradução e dublagem de um vídeo, importantes para o estudo aqui desenvolvido. O Relatório Final da pesquisa apresenta-a de forma geral, seus objetivos e metas, comentando como foram desenvolvidos em termos conceituais e de aplicação. Descreve e lista os resultados de natureza acadêmica, relativos às atividades de orientação associadas ao projeto executado, e os de ordem científica, relativos à coleta e representação de dados de instituições e usuários. Destaca o alcance atingido na atualização de estudantes de graduação e no aprimoramento técnico-científico de pesquisadores no campo da preservação de documentação audiovisual, propondo continuidade e aprofundamento da Iniciativa Legatum pela equipe do Grupo de Estudos sobre Cultura, Representação e Informação Digitais (CRIDI), atuante nesta pesquisa. Lista os trabalhos publicados e as palestras ministradas, relacionados à pesquisa. Comenta sobre as alterações, adequações e dificuldades, de naturezas acadêmica e científica, encontradas no desenvolvimento da investigação. Conclui indicando compromissos, perspectivas e expectativas relativas à continuidade do uso dos produtos resultantes da pesquisa.

Apoios:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq