[layerslider_vc id=”1″]

Iniciativa Legatum: um modelo arquivístico de preservação digital do patrimônio audiovisual custodiado por instituições brasileiras e de outros países de idiomas de origem latina (2016-2017)

Supervisora do Pós-Doutoramento: Profa. Dra. Lena Vania Ribeiro Pinheiro
Link para o Lattes: lattes.cnpq.br/9613980184982976
Pesquisador: Prof. Dr. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva
Link para o Lattes: lattes.cnpq.br/6376683794840711

Resumo do Projeto

Projeto aprovado pelo CNPq com bolsa PDS (pós-doutorado-sênior, 2016-2017), desenvolvido no IBICT-Rio, no âmbito de outro projeto em execução, intitulado “Iniciativa Legatum: acesso remoto e preservação digital do patrimônio audiovisual custodiado por arquivos de instituições brasileiras e de outros países de idiomas de origem latina”, mais amplo e de maior duração (2016-2019), também aprovado com bolsa CNPq (Bolsa de Produtividade PQ2, interrompida para a execução do estágio PDS). Este subprojeto, realizado em estágio pós-doutoral, procurou aprofundar a investigação acerca da relação entre os conceitos de informação e consciência, memória e conhecimento, salvaguarda e acesso remoto no contexto da conversão digital de documentação arquivística audiovisual pública. Mantendo-se a problemática que conduz à reflexão sobre a salvaguarda dos originais e suas versões digitais, a organização da memória social, o acesso ao conhecimento potencial advindo de acervos audiovisuais públicos, bem como sobre os conceitos de memória no contexto da preservação aliada ao acesso remoto, nesta fase da pesquisa (este subprojeto se insere na última de três fases), buscou-se ampliar as possibilidades de sucesso para a consolidação do principal produto criado ao longo de suas fases anteriores, o Repositório Legatum. Trata-se de um modelo de repositório destinado ao acesso remoto e à preservação de versões digitais nativas ou resultantes de processos de conversão digital de itens constituintes de acervos audiovisuais públicos de instituições brasileiras e de outros países de idiomas de origem latina.

OBSERVAÇÃO:
Os produtos gerados durante o estágio Pós-Doutoral-Sênior estão incluídos na listagem dos produtos da Fase 3 de 3 da Pesquisa.

Apoios:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq