Dilemas Digitais Audiovisuais

Este simpósio, realizado pelo Grupo de Pesquisa CRIDI, tem por base os cinco capítulos do livro O Dilema Digital 2, produzido pelo Conselho de Ciência e Tecnologia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA (com edição brasileira traduzida e distribuída pelo Instituto Butantan) e os relatórios finais submetidos aos órgãos de fomento à pesquisa. A proposta é a de criar oportunidades para que bolsistas e estudantes voluntários do grupo possam ampliar ações de estudo, diálogos e debates com outros estudantes, técnicos e docentes, sobre tema de pesquisa na qual estão inseridos, relativa aos desafios e às alternativas inerentes à salvaguarda de acervos de documentação audiovisual. Cinco membros do grupo de pesquisa (três bolsistas e dois voluntários) apresentarão os capítulos do livro referido e seus relatórios de pesquisa, mediados pelo coordenador do Grupo CRIDI.

O Grupo CRIDI aproveita este evento e oportunidade para lançar um pacote de logos que fará parte de sua identidade visual a ser usada em seus eventos acadêmicos e científicos. Em cada novo produto do CRIDI teremos a identificação visual através sua respectiva logomarca. Entendemos que isto nos ajudará, assim como a quem visualizar a logomarca, a identificar de modo mais rápido que se trata não só de um evento do Grupo de Pesquisa CRIDI, mas também o tipo de evento.
Abaixo listamos a nova identidade visual para eventos do CRIDI:

Comunicações Orais

Neste simpósio cinco dos membros do Grupo CRIDI, mediados pelo prof. Rubens Silva, líder do grupo de pesquisa, apresentarão comunicações orais elaboradas a partir dos capítulos que compõem o livro O Dilema Digital 2. As comunicações serão realizadas por graduandos e graduados em diferentes áreas de conhecimento (Tecnologia, Humanismo, Direito, Arquivologia e Biblioteconomia), de forma a propor reflexões sobre desafios enfrentados por quem produz e preserva documentos audiovisuais, analógicos e digitais, em um esforço de amplo intercâmbio com o público espectador, reiterando-se o compromisso do Grupo CRIDI para com a reflexão e as ações associadas à memória cultural e à salvaguarda do patrimônio documental arquivístico audiovisual público.

Illana Mascarenhas


Bacharel em Humanidades (2012-2014) pela Universidade Federal da Bahia (UFBa).
Acesse a Bio

Ricardo Chagas


Graduado como Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Universidade Salvador (UNIFACS).
Acesse a Bio

Cíntia Garcia


Graduada em Língua Estrangeira Moderna - Espanhol (Lic. e Bach.) pela Universidade Federal da Bahia (2008).
Acesse a Bio

Thaíse Menezes


Graduanda em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Acesse a Bio

Janaína Ilara


Bacharel em Museologia pela Universidade Federal da Bahia.
Acesse a Bio

Currículo Lattes dos alunos de Pós-Graduação

Programação

  • 09:30 ABERTURA

    O mediador Prof. Dr. Rubens Ribeiro – líder do Grupo CRIDI – fará uma breve apresentação ao público durante a abertura do evento.

  • 09:40 EXIBIÇÃO DE PÔSTER

    por Franklin Castro, Gleise Brandão, Joseane Oliveira, Leandro Santos,
    Nanci Moreira, Pedro Ivo Araujo e Sueli Cerqueira.

    Exibição de pôster produzido coletivamente por pós-graduandos, sobre os capítulos do livro 'O Dilema Digital 2', no âmbito da disciplina ICIA58 - Arquivos de som e imagem em movimento, ministrada pelo prof. Rubens Ribeiro no PPGCI-UFBA.

  • 09:50 CINEASTAS INDEPENDENTES

    por Illana Mascarenhas

    A produção de filmes independentes tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, porém o cinema independente não é algo novo, ele surgiu através de cineastas que buscavam uma “integridade artística do fazer cinematográfico”.

  • 10:10 DOCUMENTARISTAS

    por Ricardo Chagas

    Documentar a realidade era o conceito original para “documentário”. Destaca-se que o cineasta documentarista depende, fundamentalmente, do acesso a material histórico do Arquivo para construir suas narrativas, portanto a relevância em políticas públicas à preservação audiovisual. Sem essa minuciosa pesquisa, provavelmente não haveria realidade a ser contada.

  • 10:30 MARKETING E DISTRIBUIÇÃO DE FILMES INDEPENDENTES

    por Cíntia Garcia

    O capítulo aborda a importância da exibição dos filmes independentes nos festivais de cinema para que haja uma maior visibilidade do trabalho do cineasta , o que poderá levá-lo a ser selecionado por um distribuidor e a necessidade de estratégias de preservação para as obras destes cineastas independentes.

  • 10:50 ARQUIVOS AUDIOVISUAIS SEM FINS LUCRATIVOS

    por Thaíse Menezes

    Preservar e dar acesso já é complicado quando oferecem um possível lucro, porém, como as coisas funcionam com arquivos sem fins lucrativos?

  • 11:10 RELATÓRIO DE PROGRESSO E OPÇÕES PROVISÓRIAS

    por Janaína Ilara

    Apresenta uma comparação entre O Dilema Digital 1 e O Dilema Digital 2, sobre questões tais como: necessidades, etapas de curto prazo, iniciativas a longo prazo. Por fim, apresenta as opções provisórias e aborda a questão da obsolescência tecnológica.

  • 11:30 CONCLUSÃO

    por Janaína Ilara

    Breve apresentação sobre as conclusões do autor da obra com relação aos resultados alcançados pelo livro. Ao abordar os problemas enfrentados por cineastas independentes e documentalistas, quanto a preservação digital, suscita questões centrais que serão norteadoras para encontrar a "solução digital".

  • 11:50 Sessão de interação com o público

    O público, se desejar, fará aos comunicadores as perguntas e/ou considerações sobre o que foi apresentado.


Questionário de avaliação sobre o Simpósio

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

Local e Horário

  • Sala 01 do Instituto de Ciência da Informação - Universidade Federal da Bahia
  • Quinta-feira - 19/05/2016
  • 09:30h às 12:00h
 
00

dias


00

horas


00

minutos


00

segundos


Download do livro

Livro Digital: O Dilema Digital 2 (Português)

O Dilema Digital 2

Apresentação à edição brasileira

The Digital Dilemma 2 foi publicado em 2012 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, com o propósito de aprofundar e dar continuidade, em especial no âmbito dos segmentos mais instáveis da cadeia de produção cinematográfica, aos alarmantes dados presentes em The Digital Dilemma (2007) colhidos junto aos grandes estúdios e arquivos dos EUA, bem como nas áreas médica, de ciências da terra e de supercomputação. The Digital Dilemma foi editado em português, em 2009, pela Cinemateca Brasileira, que, infelizmente, não pode dar continuidade à edição do segundo volume.

O Instituto Butantan, uma das mais prestigiosas instituições científicas do Brasil, com o apoio da Casablanca, vem se juntar ao projeto Dilema Digital, levado adiante com a mesma equipe responsável pela tradução do primeiro volume, dada a relevância das duas publicações para toda a instituição que lide com materiais digitais e acervos de preservação e difusão de memória e conhecimento.

Reconhecido mundialmente por seu trabalho com animais peçonhentos, o Instituto Butantan é hoje um destacado centro de pesquisa biomédica, que integra pesquisa científica e tecnológica, produção de imunobiológicos e divulgação técnico-científica, buscando a atualização e integração de seus recursos e, com isso, a inovação.

Para o Instituto Butantan, é fundamental participar da mobilização em torno da preservação e da difusão digital, presentes não apenas em acervos que contenham imagens da memória institucional, mas também na atuação cotidiana de cientistas, médicos e profissionais de diversas formações envolvidos no avanço da ciência e da saúde pública brasileira.

Baixe o livro aqui