COLÓQUIO DE
PÓS-DOUTORADO

Legatum: um experimento cooperativo de acesso remoto e preservação digital de acervos audiovisuais

Data: 28 de Março de 2018
Horário: Das 10h às 17h
Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Rua Lauro Miller, 455, Botafogo -Rio de Janeiro, RJ

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em parceria com a Universidade Federal da Bahia, por intermédio de seu Instituto de Ciência da Informação (ICI) e do Grupo de Estudos sobre Cultura, Representação e Informação (CRIDI), com apoio da Dois Altos e apoio financeiro do CNPq (Bolsa de Pós-Doutorado-Sênior), convida a todos a participarem do Colóquio de Pós-Doutorado.

Apresentação

Neste Colóquio de Pós-Doutorado serão apresentados os resultados alcançados com a pesquisa “Iniciativa Legatum: um modelo arquivístico de preservação digital do patrimônio audiovisual custodiado por instituições brasileiras e de outros países de idiomas de origem latina (2016-2017)”, realizada pelo Prof. Dr. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA-ICI). A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no período de 01 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2017, com o apoio do CNPq, por meio de uma Bolsa de Pós-Doutorado-Sênior (CNPq-PDS / 2016-2017). O projeto é parte de uma pesquisa mais ampla, também aprovada pelo CNPq, com Bolsa de Produtividade (CNPq-PQ2 / 2016-2019). No estágio pós-doutoral buscou-se fundamentalmente ampliar as possibilidades de sucesso para a consolidação do Repositório Legatum – Sonus et Imago, principal produto da pesquisa, em constante construção cooperativa. Trata-se de um modelo de repositório destinado ao acesso remoto e à preservação de versões digitais nativas ou resultantes de processos de conversão digital de itens constituintes de acervos audiovisuais públicos de instituições brasileiras e de outros países de idiomas de origem latina. Abrilhantando o Colóquio, reunimos importantes pesquisadores que participam como palestrantes e debatedores de temas correlatos ao da pesquisa realizada no estágio pós-doutoral, e que atuam em instituições como o Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, British Library, Fundação Casa de Rui Barbosa, Comissão Nacional de Energia Nuclear, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Universidade Cândido Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, além do IBICT e UFBA.

Produtos da Pesquisa

  • Acordos de cooperação e futuras parcerias
  • Adaptação objetiva do questionário subjetivo – Perfis profissionais
  • Adaptação objetiva do questionário subjetivo – Elementos de formação profissional
  • Adaptação objetiva do questionário subjetivo – Recursos técnicos
  • Adaptação objetiva do questionário subjetivo – Recursos tecnológicos
  • Autores marxistas lidos durante o estágio
  • Bibliografia completa lida durante o estágio
  • Eventos de interesse à temática do patrimônio audiovisual, veiculados entre novembro de 2016 e dezembro de 2017
  • Fontes fundamentais sobre memória lidos durante o estágio
  • Relatório Final de Estágio Pós-Doutoral-Sênior ralizado no IBICT (Bolsa CNPq-PDS, 2016-2017)
  • Vídeo O Modelo OO-IO (iPres 2017, Japão, setembro.2017)
  • Tradução de paper apresentado no iPRES 2017, em Kyoto, Japão, em setembro de 2017, sobre o Modelo OAIS e o Modelo OO-IO para Preservação Digital Distribuída
  • Website do Colóquio de Pós-Doutorado

Clique aqui e acesse agora!

Programação

10h
às
10h30
MESA DE ABERTURA Cecília Leite, Diretora do IBICT
Ivana Bentes, UFRJ, Diretora da Escola de Comunicação - ECO
Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT/ Coordenadora de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação (COEPE)
Marco Schneider, IBICT / Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação (PPGCI-IBICT/UFRJ-ECO)
10h30
às
12h
Legatum: um experimento cooperativo de acesso remoto e preservação digital de acervos audiovisuais PALESTRANTE: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA-ICI).
COORDENAÇÃO: Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT/COEPE
DEBATE: Questões da Audiência
12h
às
14h

ALMOÇO

14h
às
15h15
MESA 1: Humanidades digitais e a salvaguarda digital audiovisual PALESTRANTE: Joaquim Marçal Ferreira de Andrade, pesquisador da Biblioteca Nacional; curador da Brasiliana Fotográfica, pela Fundação Biblioteca Nacional; professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; professor da Universidade Cândido Mendes.
COORDENAÇÃO: Adriana Cox Hollós, coordenadora-geral de Processamento Técnico e Preservação do Acervo do Arquivo Nacional; professora do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins.
DEBATEDOR 1: Ricardo Pimenta, pesquisador do IBICT; professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação (convênio (PPGCI-IBICT/UFRJ-ECO).
DEBATEDOR 2: Aquiles Ratti Alencar Brayner, curador digital da British Library; bolsista do Programa Pesquisador em Residência da Fundação Biblioteca Nacional.
DEBATE: Questões da Audiência
15h15
às
15h30

COFFEE BREAK

15h30
às
16h45
MESA 2: O patrimônio audiovisual público nos cenários emergentes da preservação digital de acervos de imagem em movimento e da salvaguarda de dados de pesquisa PALESTRANTE: Rafael de Luna Freire, chefe do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense; professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual, ambos da UFF; coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual – LUPA-UFF.
COORDENAÇÃO: Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, UFBA-ICI
DEBATEDOR 1: Jair Martins de Miranda, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, coordenador do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais – LABOGAD; presidente do Centro de Referência e Informação em Artes, Entretenimento e Cultura Brasileira – CRIAR.
DEBATEDOR 2: Luis Fernando Sayão, pesquisador do Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear; professor do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; professor do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa.
DEBATE: Questões da Audiência
16h45
às
17h
ENCERRAMENTO Cecilia Leite, Diretora do IBICT
Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT/COEPE

O Modelo OO-IO (iPres 2017, Japão, setembro.2017)

Introdução ao Modelo OAIS Externo-OAIS Interno (Modelo “OO-IO”), apresentado por Dr. Eld Zierau, especialista em preservação digital na Royal Danish Library. O modelo se utiliza do Open Archival Information System (OAIS) Reference Model para explanar e compartilhar exemplos de uso relativos à preservação digital distribuída.

INSCRIÇÕES CONCLUÍDAS